sábado, fevereiro 12, 2011

A Logística do País (Modais)

Finalmente o assunto que eu mais esperava Logística!
Quando falamos em logística pensamos em movimentação, distribuição e etc. saber o básico sobre o tema nos ajuda a entender, por exemplo, os aumentes de preços em diferentes épocas e etc. mais eu gostaria de enfatizar mais a questão das Cadeias de Distribuição e Transporte Brasileiro, por quer a logística em nosso País é tão critica (muito mais do que muitos aqui pensam)
O Brasil foi um dos Países Rurais a criar mais rapidamente linhas férreas, ainda no período colonial, por motivos que não sabemos explicar os investimentos na área caíram muito o Brasil que chegou a ter 37.200km de linhas férreas em 1953 possui hoje 29.000 km sendo dessas 40% (ou mais) sem condições imediatas de tráfico. Uns verdadeiros absurdos do ponto de vista Logísticos existem vários modelos de transporte hoje no Mundo entre eles estão:

Aeroviário: utilização de Aviões é um transporte caro, porém rápido, é essencial para produtos que possuem custos elevados e pouco tempo de “vida útil” exemplo de Flores, Frutas e etc. esse modelo é responsável por menos de 2% do transporte de cargas hoje no país.

Cabotagem: Esse modelo de transporte é feito através de navios, que recebem mercadorias nos portos, é bastante eficiente em vários Países do mundo, mas não no Brasil o principal motivo é a falta de estrutura dos Portos e a precariedade dos Barcos que executam esse serviço, geralmente são barcos muito antigos com muito risco, mais apresenta se como um modelo eficiente caso haja investimentos no setor, principalmente no Brasil onde a imensa maioria das capitais estão próxima ao oceano, o melhor método de melhorar e criar uma cultura de transporte por Cabotagem é a mudança do quadro de Navios Sucateadas que o Brasil possui, pois é um sistema eficiente e barato já que em comparação com o transporte viário um Navio pode carregar centenas ou milhares de vezes mais que o Caminhão barateando os custos, e os danos provocados pelas estradas de péssima qualidade do País!

Ferroviário: um dos melhores se não o Melhor modelo de transporte do Mundo, um trem realiza um viagens mais rápidas e com menos pausas que os outros modelos, pode carregar um numero imenso de Produtos em uma mesma viagem carregar contenderes de Carvão e ao lado Trigo sem prejudicar nenhuma das cargas, é um modelo Barato e de poucas intervenções para manutenção, no Brasil esse sistema funciona bem no Sul e Sudeste do País, mesmo assim longe dos modelos de Países do desenvolvidos, nas outras regiões do País a situação é arrasadora o sistema de ferrovias está abandonado e sem/ou com pouca utilização, é mais que necessário o investimento do poder publico nesse setor o mais rápido possível, para se ter uma idéia hoje o País “conta” com 29.000km e pretende construir mais 11.000km de ferrovias até 2020 enquanto os EUA possuem 280.000km e a China pretende entregar em 2015 mais 39.000km de ferrovias aumentando para 125.000km.

Tubular: o sistema de transporte tubular é feito como já sugere o nome através de Tubos, é bastante utilizado no País, mais não é eficiente em comparação com os países desenvolvidos, é responsável de transportar principalmente de Gás e Petróleo e a água que chega em nossas casas porém esse tipo de tubulação não é levado em conta quando o assunto é água (não sei o por quer) por essa razão o Brasil está em 16º lugar com um total de 22.289km de tubos enquanto o 1º colocado possui 793.285km de tubulações, é um numero bastante expressivo de diferença.

Viário: Sistema mais utilizado no País, responsável por mais de 85% de tudo que é transportado no Pais, um transporte Caro,lento,poluidor e responsável por vários acidentes com vitimas fatais nas estradas (falo dos caminhoneiros que precisam cumprir horários cruéis e acabam de utilizar de drogas para se manterem acordados), mas voltando é o modelo mais utilizado no País mas também NÃO FUNCIONA, por inúmeros motivos, Péssima condições de Estradas, falta de manutenções dos Caminhões, falta de Qualificação e Treinamento para os Profissionais,Falta de Respeito dos Patrões (falo quando um patrão manda um produto de SP para REC é exige ser entregue em 2 dias) ou ele vai se matar ou matar alguém é a realidade! É um modelo com já disse caro.
Para se ter uma idéia, se trabalha na logística hoje no País com 30% de prejuízo no transporte, ou seja, já é esperado que 30% do material enviado seja quebrado nas estradas exemplo se você quer enviar 500 Tv LCD para seu cliente o fornecedor trabalha para enviar 650 tv esperando que chegue em bom estado pelo menos 500, isso não sou eu que estou dizendo!


E quem paga o preço é o consumidor final, que além de pagar pelo Produto Altos Impostos, o lucro do Comercio o lucro dos Fornecedores o Real preço do Produto e o Lucro da Industria paga o prejuízo causado pela precariedade da logística no País!

“Temos sempre que nos comparar com os melhores para podermos evoluir”

2 comentários: