quarta-feira, outubro 26, 2011

Inputs e Outputs


Na administração muito se fala em input e output (entrada e saída) necessários para o processo de produção, seja de bens ou serviço.

nesse post tentarei esclarecer com minhas palavras o que é cada um e o que representam para o processo produtivo.



A produção é o resultado de três elementos que formam o processo produtivo, esses três elementos são a entrada (input) o processo ( formado por pessoas, equipamentos e tudo que transformará o input em output) e finalmente a saída (output) que é o resultado da transformação da entrada através do processo.

a seguir detalharemos melhor cada um em especifico.

Input - são divididos em três segmentos cada um representa um grupo de empresas mas em pelo menos uma etapa do processo a empresa realiza os três segmentos, são eles:

Material; todas as empresas de manufatura processão materiais pois se utilizam de materiais para a produção o exemplo pode ser uma gráfica onde o principal input é o papel, tinta e etc.

Informações; algumas empresas processão informações (serviço) são empresas de contabilidade, telecomunicação, bancos, auditorias e etc.

Consumidores; pode parecer estranho mais algumas empresas transformam os próprios consumidores, são empresas como cabeleireiro, hospitais, escolas e etc. são empresas que precisam do cliente para que haja produção.

Relação entre os três inputs.

Hoje as empresas procuram atender da melhor maneira o seu cliente com isso muitas vezes se perde o verdadeiro foco funcional da empresa o que é bom para cliente mais torna muito mais complicada a administração da empresa.

um bom exemplo de como os três inputs podem está dentro de um mesmo processo é o Banco, lá você pode imprimir sua movimentação financeira mais isso não signifique que o banco seja uma gráfica, ou você pode receber dicas para investir no mercado (ou seja, uma transformação do consumidor) mais nenhum desses é mais importante que a contabilidade está correta, afinal o que lhe aborreceria mais no banco: receber impresso um demostrativo com uma péssima qualidade de impressão, não ter acesso a uma orientação financeira por um profissional qualificado ou acontecer um erro na sua transição financeira ?

Processo - é o ambiente de transformação dos input é dividido em duas partes. Instalações e Funcionários, muito se é discutido sobre o peso de cada um, onde alguns administradores dizem que diferem de empresa para empresa,( dizem que o segmento da empresa define a importância para a empresa estrutura ou funcionários) eu acredito que a importância de ambos para a empresa é igual.

Instalações são todo o complexo necessário para o funcionamento da empresa são o terreno, prédio, maquinas e etc

Funcionários consiste na parte humana, são as pessoas que participam de toda a cadeia necessária para o bom funcionamento do processo produtivo.

Segundo Nigel Slack no livro Administração da Produção, Cap 1. pág 10

"A natureza específica das instalações e dos funcionários variará entre as operações" depois "O equilíbrio entre os recursos humanos e as instalações também irá variar." logo depois cada um desses trechos o livro cita um exemplo de uma empresa afirmando que um hotel 5 estrelas internacional tem como prioridade as suas instalações, mais acredito que você não iria gostar de ir a um hote 5 estrelas onde os funcionários não lhe atendam bem ou não saibam falar seu idioma e nem o inglês. não importa a estrutura do hotel mais você não estaria satisfeito com o atendimento. por ultimo o texto fala sobre uma empresa de consultoria dizendo que para esse segmento o importante é a qualificação do funcionário a estrutura não é o foco, ai eu te pergunto: como um bom consultor vai trabalhar em um ambiente barulhento, sujo, mal iluminado, quente ou frio demais? ele com certeza estará insatisfeito e realizando um serviço abaixo de sua capacidade o resultado final seria sentido pelo cliente.

por essa razão acho que existe um equilíbrio entre as instalações e os funcionários.

Outputs - é o Resultado do processo operacional sob o inputs.

tratasse dos bens ou serviços criados através do processo produtivo afim de garantir a satisfação do cliente final.

Dois outputs podem ser criados com a processamento de inputs, Bens e Serviços.

os bens são tem origem quando há como input materiais principalmente o que não quer dizer que para operações de serviços não possam ser utilizados também mas no geral os serviços são mais comuns quando se processa informações e consumidores.

12 comentários:

  1. Parabéns pela explicação, pois muitos são os que sabem, mas poucos são os que conseguem falar de forma clara e boa comunicação.

    ResponderExcluir
  2. eu amei as explicações muito bom eu concordo
    com Luciana, parabéns, obrigado!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem explicado, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  4. ´bom, agora não tenho mais duvidas, sobre o que é Inputs e Outputs (entradas e saídas)

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana!! Tirou minhas duvidas com perfeição!

    ResponderExcluir
  6. Alguem em a resposta para esta pergunta?

    Inputs/Entradas do processo são comumente conhecidos como:
    3M
    5M
    7M
    9M

    ResponderExcluir
  7. Muito bom você foi excepcional na explicação!

    ResponderExcluir