quarta-feira, agosto 04, 2010

Ergonomia

A Ergonomia é basicamente um estudo dos seres humanos e seus ambientes, incluindo antropométrica, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia.
Por não ser considerada uma ciência a ergonomia não possui cursos de graduação sendo possível apenas se especializar nesse tema.

No curso que faço, focado na produção seja ela de serviço ou de produto existe bastante necessidade de possuir um mínimo de conhecimento de Ergonomia, pois o setor de Gestão da Produção é responsável diretamente pelo desempenho do funcionário da empresa, mas também pelo seu bem está e sua qualidade de vida no trabalho, a ergonomia vem para promover ajustes que possibilitem um melhor desempenho do trabalhador através da melhoria continua em seu ambiente de trabalho, um funcionário feliz rende mais e felicidade não quer dizer alto salário na maioria das vezes.
A maior dificuldade que a Ergonomia tem ainda nos tempos de hoje em ser implementada por completo nas Empresas ou Industrias, é o pouco conhecimento principalmente dos donos das empresas em enxergar que alguns fatores que a Ergonomia Propõe não é um custo e sim um investimento em sua mão de obra.

Hoje grandes empresas possuem esse conceito já implementadas isso a diferencia, empresas como a Google, por exemplo, possui um grande investimento na qualidade de vida dos seus funcionários e em troca ganha em produtividade, qualidade, inovação funcionários sempre dispostos a ajudar a empresa sempre que necessário, para essas empresas o funcionário é o maior patrimônio que a empresa possui, isso só agrega valor a marca!



A Associação Internacional de Ergonomia divide a ergonomia em três domínios de especialização. São eles:
Ergonomia Física: que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionada com lesões músculo-esqueléticas..
Ergonomia Cognitiva: também conhecida engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Tópicos relevantes incluem carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.
Ergonomia Organizacional: ou macroergonomia, relacionada com a otimização dos sistemas socio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos. Tópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário