quinta-feira, abril 21, 2011

Gestão de Estoque


Segundo Nigel Slack, 'estoque é definido como a acumulação armazenada de 
recursos materiais em um sistema de transformação.' O termo estoque também
pode ser usado para descrever qualquer recurso armazenado, pretendo utilizar para descrever recursos de entrada (inputs) e de saídas (outputs) para entender melhor a utilização no processo produtivo.

A importância do Estoque dentro de uma empresa é proporcional muitas vezes a seu tamanho, quanto menor a empresa mais estoque necessita quanto maior e mais estruturada menos estoque será necessário para manter o constante fluxo produtivo dentro da empresa.

Com o sucesso do modelo Toyota de produção e a disseminação da filosofia Junt in time dentro das organizações o estoque passou a ser visto como um ralo por onde o lucro das empresas estão saindo e associado com a falta de planejamento e controle da produção fez com o que vários gestores decidissem adotar o chamado 'Estoque Zero' dentro de suas empresas fazendo que amargassem prejuízos por falta de insumos para produção ou disponibilidade de pronta entrega ao cliente.

de fato estoque não é um investimento porém vê lo como um custo sem fundamento e pensar de maneira equivocada, o estoque não agrega valor ao produto mesmo assim o encarece porém é de extrema importância para uma empresa possui um estoque seja de insumos ou de produtos acabados dentro de seu alcance rápido, por exemplo, em uma industria independentemente do modelo de produção que se utilize seria inadmissível parar a produção por quer um determinado item não foi entregue a tempo pelo fornecedor, uma parada dessa poderia em questão de dias custar mais caro que o custo de se manter um estoque, sem contar com a perda de imagem perante o mercado consumidor que a falta de seu produto causaria. assim como seria inadmissível uma geladeira deixar de ser vendida por quer não possui o modelo que o cliente deseja no momento que ele quiser se você não estiver apto para atender de maneira satisfatória os anseios de seu cliente outra empresa estará.

achei muito interessante um exemplo que li e acho que deixaria mais claro o que escrevi acima sobre o estoque e sua importância para o funcionamento da empresa.

uma turbina de avião custa milhares de dólares e dentro dela existem cerca de 10 mil peças. agora imaginem um avião não poder decolar por quer 1 peça dentro da turbina está com defeito e o mecânico não a possui no estoque para imediata substituição ? entendem como é importante manter um estoque ?

isso não quer dizer porém que o estoque deve ser o maior possível é possível achar o valor necessário de estocagem evitando mais desperdícios que o necessário através de verificações de compras, vendas, ritmos de entregas, índices não-conformidade entre outros fatores (alguns muitos particulares para determinados segmentos) esses índices podem verificar a diferença entre oferta e demanda entre o mercado e a empresa e a partir desses dados se estipular a necessidade real de estocagem, por exemplo. uma empresa que fabrica chocolate trabalha o ano todo pois sempre há pedidos de chocolate porém na Pascoa o volume de pedidos triplica, para que não seja necessário triplicar o numero de funcionários e de maquinas exclusivamente para atender essa mês especifico se cria um planejamento na qual define antecipadamente produção de X kg de chocolate para venda e Y kg para estocagem assim quando o período da Pascoa chegar não será necessário nenhum esforço ou investimentos para atender um único mês, porém existem mercadorias que não podem ficar armazenados por longos períodos nesses casos outras abordagens devem ser realizadas porém preando sempre pela Antecipação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário