vou tentar descrever o conceito de Balanced Scorecard nesse post de maneira simples mas que espero ajudar!
Historia
Durante muitos anos, as medidas contábil-financeiras foram os principais meios utilizados pelos altos executivos para a obtenção de informações sobre o desempenho da empresa.
Hoje essas medidas já não são mais suficientes.
A maioria dessas medidas foi desenvolvida para uma economia industrial.
Nesse contexto, o sucesso de uma empresa dependia, principalmente, da eficácia dos executivos em investir e administrar recursos físicos, recursos tangíveis, desse modo podemos dizer que a unica preocupação que os empresários tinham eram sobre a produção pois seu rendimento era baseado apenas nisso, muito diferente do cenário atual.
A Revolução Industrial nos trouxe tantos desafios que ainda hoje fazemos referência a ela.
Isso fica claro quando tratamos das quatro eras da qualidade.
- Era da Inspeção
- Era do Controle Estatístico da Qualidade
- Era da Garantia da Qualidade
- Era da Gestão Estratégica
Pesquise sobre as 3 eras da Qualidade e suas evoluções.
Necessidade de outro tipo de Medição
Kaplan e Norton deram início, no ano de 1990, ao estudo intitulado Measuring Performance in the Organization of the Future.
esse estudo tinha como finalidade averiguar como seria o método de medição de desempenho no ano 2000. 12 organizações participaram desse estudo.
Kaplan e Norton acreditavam que a medição de desempenho feita somente por meio dos indicadores financeiros prejudicaria a capacidade da organização de ser flexível e de criar valor econômico para o futuro.
Tal posição se sustentava nas mudanças ocorridas anteriormente nos métodos existentes de avaliação do desempenho empresarial.
Tais métodos se baseavam apenas em indicadores contábeis e financeiros, fato que, gradativamente, fez com que esses métodos se tornassem insuficientes.
Um exemplo disso foi a crise do petróleo, ocorrida na década de 70.
As discussões de Kaplan e Norton conduziram a uma ampliação do scorecard denominado Balanced Scorecard – BSC.
Essa nova metodologia baseava-se na representação equilibrada das medidas financeiras e operacionais, organizando-se com base em quatro perspectivas...
financeira;
do cliente;
dos processos internos;
de aprendizado e crescimento.
Com o passar do tempo, Kaplan e Norton observaram que as organizações estudadas não estavam mais utilizando a metodologia como indicadores, mas sim como um sistema de gestão.
Hoje
Muitas organizações contam com: Visão, Missão, Valores e Objetivos mas será que estão sendo seguidas?
esse é um dos focos da gestão estratégica (Balanced Scorecard)que visa a análise de fatores como o ambiente interno e externo além de ameças e oportunidades.
Administração estratégica – ou gestão da estratégia – é a forma como a organização formula, traduz, comunica, implementa e controla a estratégia previamente definida.
veja a baixo o modelo genérico do processo de administração estratégica com o Balanced Scorecard...
Falhas na execução de Estratégias
no ano de 1999 no País foram realizadas pesquisas Symnetics quem mostraram que entre as 100 empresas pesquisadas apenas 10% das estratégias são implementadas com sucesso.
as razões para esse numero altíssimo no País, e derivado do que se chama "as 4 barreiras"
- Barreira da Visão, apenas 5% do nível operacional compreendem a estratégia.
- Barreira das Pessoas, apenas 25% do nível gerencial possuem incentivos vinculados ao alcance da estratégia.
- Barreira de Recursos, 60% das empresas não vinculam recursos financeiros à estratégia.
- Barreira da Gestão, 85% dos gestores gastam menos de uma (1) hora por mês discutindo estratégias.
Informação e Pessoas
não podemos falar em informação sem nos referimos a pessoas e para que haja resultados é preciso que elas sejam qualificadas, estejam motivadas,busquem o desenvolvimento pessoal continuo, estejam integradas e dispostas a trabalhar em equipe, Esse perfil se faz necessário para diminuir a incerteza e a diversidade.
Pessoas mais preparadas gerenciam melhor as mudanças.
Além disso, as empresas precisam trabalhar junto com seus clientes, parceiros e fornecedores. Elas precisam agregar valor para o cliente, afinal o relacionamento Fornecedor Cliente não precisa ser apenas de compra e venda, hoje vimos muitas empresas que investem em seus fornecedores para que recebam materiais de qualidade como é foi o caso da TOYOTA a pioneira nessa filosofia no pós guerra muito antes dos estudos de Kaplan e Norton.
Mapeamento das Atividades
Com a utilização do scorecard, o mapeamento das atividades da empresa mostra-se claro e detalhado, possibilitando uma visão organizacional atual e futura, e definindo, de forma objetiva, o caminho a ser trilhado.
Notamos também a interligação de todos os diversos setores da empresa, levando-os a manterem uma perfeita sintonia para o alcance dos objetivos traçados.
O BSC é uma ferramenta de desdobramento que possibilita...
- A tradução da estratégia em objetivos operacionais por meio de um sistema de medição
- A estruturação do sistema de medição da organização, evitando-se a proliferação de indicadores
- O reconhecimento do que é identificado como a síndrome dos indicadores
- A comunicação da estratégia
- O alinhamento com a estratégia do negócio
- O aprendizado estratégico
A articulação dessa estrutura pode ser visualizada da seguinte forma...
Espero ter ajudado na cooprenção do conceito Básico do Balanced Scorecard !
duvidas?
Muito bom!
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